Você está aqui

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: confira nota da ACACE

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi oficializado pela Lei Federal Nº 11.133, de 14 de julho de 2005, sendo que sua origem remonta do ano de 1982, por iniciativa dos movimentos sociais da época, que reivindicavam cidadania e participação em igualdade de condições.
A data coincide com o dia da árvore e com a chegada da primavera, o que traz um sentimento de renovação das reivindicações, tal qual acontece com as flores, que renascem por ocasião da nova estação.
Em Caruaru e região, desde o ano de 2004, a ACACE se soma a essa luta, na perspectiva de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, especialmente, das pessoas cegas ou com baixa visão.
Com atuação suprapartidária, ética, metodológica, comprometida e abrangente, sempre pautada pelos valores da democracia e dos direitos humanos, a ACACE vem ao longo do tempo, ganhando credibilidade e sendo respeitada pela sociedade, pelo Poder Público e demais atores sociais.
Nesse sentido, protagoniza e participa de diversas iniciativas de relevância, objetivando a defesa de direitos, a habilitação e reabilitação, e a promoção da acessibilidade, com vistas a garantir uma cidade mais humana e melhor para se viver.
Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas pela ACACE, é possível evidenciar como grandes contributos à sociedade, as aulas de Braille, os treinamentos em orientação e mobilidade, as atividades da vida diária, a informática para ledores de telas, a massoterapia, o ciclismo, os jogos de mesa, o goalball, o artesanato, e os atendimentos psicológicos, jurídicos e sociais, tudo de forma gratuita e a disposição do seguimento.
Construindo Uma Nova Visão, é lema que move, impulsiona o trabalho, e que permite renovar a crença na Luta diária, como instrumento de transformação social, capaz de melhorar a vida das pessoas.
Por isso, nesse dia nacional de luta da pessoa com deficiência, a ACACE reafirma a confiança nas Instituições brasileiras, em especial, nas Organizações da Sociedade Civil, fundamentais em todas as conquistas, e imprescindíveis, nas grandes lutas que ainda estão por vir.

Últimas notícias

  • Ciclismo para Pessoas Cegas ou com Baixa Visão Completa Um mês de atividades.


    04/10/2021.


    O projeto ACACE Tiflo Bike: ciclismo adaptado para...

    Continue lendo
  • O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi oficializado pela Lei Federal Nº 11.133, de 14 de julho de 2005, sendo que sua origem remonta do ano...

    Continue lendo
  • ACACE LANÇA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


    SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

    PROGRAMAÇÃO ACACE


    DIA 21...

    Continue lendo
  • Caruaru passa ter ciclismo adaptado para pessoas cegas e com baixa visão

    As pessoas cegas ou com baixa visão de Caruaru e região, finalmente terão a...

    Continue lendo